Promovidas pela SPS, as XVIII Jornadas de Senologia seguirão a tradição da Sociedade de reunir, em dois dias de trabalho, todos os envolvidos e dedicados ao diagnóstico, estudo, investigação e tratamento na área da patologia mamária e em particular no cancro da mama.
A seleção do tema “Abordagem da Doença Residual após Quimioterapia Primária” como mote das Jornadas prende-se com o facto de o tratamento locorregional e sistémico pós-tratamento sistémico primário levantar várias questões e desafios, para os quais é fundamental perspetivar uma abordagem multidisciplinar e multimodal. Tendo como ponto de partida os temas em discussão, pretende-se promover, no decurso das Jornadas, um debate plural, multidisciplinar e descentralizado. Acreditamos que os assuntos a abordar e os palestrantes convidados contribuirão para este objetivo.
Estamos convictos de que o programa das Jornadas será enriquecido com apresentações de casos clínicos e a exposição de trabalhos das equipas nacionais. Com a abertura da Sociedade a profissionais de outras áreas do conhecimento, para além das Especialidades Médicas, esperamos este ano acolher novos colegas e renovar laços antigos.
Estas Jornadas serão um evento científico onde, ao mesmo tempo que procuraremos dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelos nossos percussores, lhes renderemos homenagem celebrando o 30.º aniversário da SPS. Uma data que nos leva a revisitar os fundamentos da Sociedade, mas também a estabelecer novos desígnios, atuais e futuros, para a promoção da Senologia em Portugal. E, consequentemente, para a promoção de melhores cuidados às nossas doentes, em todas as vertentes do seu tratamento.
Dr. Fernando Castro
Presidente da Direção da SPS